3 de mar. de 2009

NBA e Shaq combinam.

Shaquille O'neal, muito mais que um jogador.


Shaquille O'neal, ou simplesmente Shaq, como sempre foi chamado, pode ser denominado de tudo, menos de apenas mais um jogador da NBA, já são 17 anos como profissional, 17 anos fazendo cada pessoa que já o acompanhou, não somente ficar maravilhado com sua capacidade de jogo, mas com seu humor, Shaq sempre foi aquele jogador que todo o técnico gostaria de ter ali no garrafão, não causava tantos problemas(ou quase nenhum), treinava duro, e sempre estava a disposição.


Ainda sem contar os pontos no seu atual time, que está desde 2008, Shaq ja contabiliza, 30.429 em jogos da liga, mas, como tudo isso começou ?

Começou antes de entrar pra universidade, jogando pela sua High School, em 2 anos, ele conseguiu incriveis 68 vitórias e apenas uma derrota, apos isso, foi para Universidade de Luisiana, onde conseguiu diversos premios, entre eles o de melhor jogador da NCAA, em 1991.


Orlando Magic, pra começar com tudo.

Não deu outra, foi primeiro do draft de 1992, selecionado pelo Orlando Magic, e com ele, o time da Flórida conseguiu 20 vitórias a mais que na temporada anterior, ganhou premio de Rookie of The Year, e ganhou vaga no Allstar Games graças as suas médias de 23 pontos e quase 14 rebotes por jogo, alem disso, curiosamente na sua primeira temporada, Shaq fez algo que ninguem tinha conseguido, quebrar a tabela, e foram duas vezes, até hoje os videos são muito rodados pela internet.

Começava ali, com um começo e tanto, a era de Shaq na NBA.





Los Angeles Lakers, pra desencantar de vez.


Chega em 1996, com um contrato de 7 anos, ao time de Los Angeles, que estava se reconstruindo, com expectativas não tão animadoras, Playoffs seria lucro.
E o começo realmente não foi bom, na sua primeira temporada pelo Lakers ele se machuca e não pode jogar a maioria dos jogos.
O time estava se construindo, chegavam Ricky Fox e R.Horry, mas mesmo assim não era tudo que o Lakers precisava, a temporada tambem deixa a marca de chegada de Kobe Bryant.
Foi em 1999, em 1999 o Lakers se registrava como uma das principais equipes da NBA, e com certeza com a ajuda de Shaq, com o grande técnico Phil Jackson, o time consegue ser campeões por três vezes seguidas, 1999-00, 2000-01 e 2001-02. Com o grandalhão sendo MVP das tres finais, e MVP da temporada de 1999-2000, com seu recorde de pontos batidos, 61 pontos diante do Clippers, justo no dia do seu aniversário.

Os titulos deixaram os fãs mal-acostumados, e com as derrotas nas duas temporadas seguintes, crise no Lakers, O'Neal pediu uma extensão de contrato de 100 milhões por 3 anos e acabou gerando uma enorme briga entre Bryant e ele, uma pena, pois mesmo o Lakers caindo nessas temporadas, se via, que pelo menos dentro de quadras, os dois brilhariam por muito tempo, pena que não foi juntos, pois o Lakers decidiu ficar com o auge de Kobe, e mandar Shaq para o Heat em troca de Odom, B.Grant e Butler.


Miami Heat, contusões e mais um titulo.


Em sua primeira temporada, Shaq mesmo machucado, lidera o time as finais da conferencia, mas nao aguenta a força do Pistons, e perde no ultimo jogo da série.

Lesões o acompanham no inicio da segunda temporada, mas ele acha uma outra dupla no qual brilharia, Dwyane Wade, eles levam o time ao inédito titulo, que sempre ficará marcado pra história do Miami.

2006-07 e 2007-08 foram péssimos em questão de contusões para Shaq, jogou poucos jogos, e teve de ir, no meio da temporada, para o Phoenix Suns, nessa temporada de 2007-08, Shaq deixa, depois de 14 vezes consecutivas, de participar do Allstar Games.


Phoenix Suns, talvez o seu ultimo time.

Talvez seja no Arizona, na equipe do Suns, que ele encerre sua carreira, talvez não, mas com certeza, aqui ele também deixou sua marca, levando o time pros playoffs, e dessa vez conseguir um trio, um grande trio, Steve Nash, Shaq e Amare Stoudemire, uma grande ajuda para o Suns nessa e nas seguintes temporadas. Também foi aqui onde muitos conseguiram notar o Shaq o jogador que era, bem humorado e companheiro como nos tempos de Lakers, aqui ele parece que recuperou sua auto-estima, no qual parecia em baixa no Heat, talvez devido as suas seguidas lesões.
Em 2008-09, ele consegue voltar ao Allstar, num jogo no qual ficou marcado pela amizade entre ele e Kobe, que mesmo após brigas, brilharam, e conseguem juntos o premio de MVP dos jogos.


Shaq ja cita se aposentar, talvez ir para o FBI, mas com certeza, se pudessemos, gostariamos de ver sempre ele nas quadras, ele nos treinamentos defendendo penaltys, ele comprimentando presidente do time adversario durante o jogo, ele fingindo se atirar na plateia e até se atirando muitas vezes, ele como sempre... brilhando.

Nós, e a NBA, só temos a te agradecer, Shaquille Rashaun O'Neal.



Dados do Jogador: (Career)

PPG: 24,9.
RPG:
11,3.
BPG:
2,3.
4x Campeão da NBA.
MVP da NBA (2000)
Rookie of The Year (1993)
15 aparições no Allstar Games.





- Posted by Leitzke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário