21 de nov. de 2009

Hawks, alçando maiores vôos...

Quem está com o melhor recorde da NBA? O sempre forte Los Angeles Lakers com Kobe & Cia? O Boston Celtics com seu esquadrão de estrelas? O Cavaliers com o melhor jogador da NBA no momento, LeBron James? Ou seria o Orlando Magic com o "duo" Dwight Howard e Vince Carter? Nenhum deles... quem domina a NBA no momento é o surpreendente Atlanta Hawks! Vamos falar um pouco sobre esse time!


Como que o Atlanta Hawks está com o melhor recorde da NBA, na frente de todos esse fortíssimos times já citados?
Se relembrarmos os 2 anos anteriores, veremos que O Hawks dificultou a vida do Celtics na primeira fase dos Playoffs de 2008, levando a série para o último jogo contra o futuro campeão de 2008. Já em 2009, o Hawks sofreu para derrotar o Miami Heat por 4-3 na primeira fase. Logo depois foi eliminado pelo forte Cavaliers, do MVP da temporada, Lebron James. Nota-se uma frequente melhora no Hawks com o passar do tempo.

Quem observa bem a base do Atlanta Hawks talvez não fique surpreso com esse início de temporada, vamos checar dois motivos pelo qual o Hawks surpreende essa temporada:

1 - Evolução dos principais Jogadores do Hawks.

a) Josh Smith:


Futuro All-Star, Josh Smith está jogando demais essa temporada. Apesar de ainda precisar evoluir em relação aos Jumpshots, Smith mostrou uma melhora em seus números de Rebotes, Assistências, Blocks e Steals. Se ele continuar focado em sua defesa e permanecer explosivo nos Dunks e Fastbreaks ele será um fator diferencial no Hawks.

PPG: 15.7
RPG: 9.2
APG: 4.1
SPG: 1.6
BPG: 2.6

Acerta 55% dos arremessos de quadra.

b) Joe Johnson:


O "faz-tudo" do time. Ele pontua, marca, lidera... Johnson é o jogador mais imporante do Hawks no momento. Ele também vem de uma melhora em em pontos e rebotes, mesmo jogando menos minutos que a temporada passada. Jogador indispensável no sistema do Hawks, já que pode atuar em várias posições (PG, SG, SF...).

PPG: 23,6
RPG: 5.3
APG: 4.7
SPG: 0.8

Acerta 46% dos aremessos de quadra e 87% dos lances-livres.

c) Mike Bibby:


Um líder nato. O armador Mike Bibby já tem muita experiência na NBA e prova isso todo dia comandando o time com maestria. Ele é o jogador que todo técnico gosta, já que leva a bola pro ataque como PG e pode finalizar como um SG (Bibby arremessa muito bem de 3 pontos).

PPG: 10.7
RPG: 3.1
APG: 4.2
SPG: 0.8

Acerta 41% dos arremessos de 3 pontos e 88% dos lances livres.

d) Al Horford e Marvin Williams


Al Horford, pivô titular do Hawks, é uma peça fundamental no time tanto na defesa quanto no ataque. Ele está com um double-double de média (14 pts e 10 rebotes). Isso tudo com somente 23 anos. Horford irá evoluir demais e se tornar uma força na NBA com o tempo.

O ala Marvin Williams (10 pontos, 5 rebotes), segunda escolha do Draft de 2005, é outro jogador importante. Ele sabe chutar de 3 e infiltrar muito bem, além de ser um bom reboteiro e marcar bem. Com também 23 anos, Williams tem seus números na temporada reduzidos ligeiramente, mas tem tudo pra dar a volta por cima e aumentar os números da temporada passada.

2 - Chegada de Jamal Crawford e outros jogadores


Jamal Crawford, adquirido praticamente de graça (trocado por Acie Law e Speedy Claxton, que foram para Golden State em Junho), deu ao Hawks um scorer nato. Crawford, que esteve no NY Knicks em seu auge, chegou a ter médias de 20 pontos, 5 assists e 3 rebotes na temporada 2007-2008. Em Atlanta, Crawford está com médias de 16,5pts, 2 rebotes e quase 3 assists por jogo.

Outras chegadas importantes foram de Joe Smith, veterano que foi primeira escolha do draft (1995) e o armador novato Jeff Teague, que veio de Wake Forest (mesma universidade de Chris Paul) como a 19ª escolha no Draft de 2009.

Smith está com médias de 3 pontos e quase 3 rebotes em apenas 8 minutos de jogo. Teague, em 10 minutos de jogo, tem médias de 3 pontos, 2 assists e 1 rebote. Com o tempo, Teague vai conhecer o sistema da NBA e quando se adaptar, será um ótimo jogador.

Vale notar que a permanência do xodó da torcida Zaza Pachulia (5 pts e 3 rebotes) e do ala-armador Maurice Evans (5 pts) são essenciais para a rotação do banco.

~

Com esse jovem núcleo rodeado de jogadores experientes (Bibby, Johnson, Crawford...) o Hawks tem tudo pra ir mais longe nos playoffs desse ano, e, por que não, sonhar com o título.
Grande abraço!

- Postado por Pierrot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário